top of page
PATRONATO_Prancheta_1_cópia.jpg

As crianças necessitam da atenção e cuidados dos adultos para se sentirem seguras e tranquilas. São naturalmente curiosas e gostam de aprender coisas novas. Responda às suas reações e questões de modo compreensivo. Perante ansiedade e impaciência, escute as suas preocupações e reforce com uma dose extra de atenção e carinho, tranquilize-as. Lembre-se de que tudo o que fizer com a criança em ambiente familiar deve ser agradável. Aprender deve ser divertido.
É muito importante que os pais/encarregados de educação assegurem rotinas diárias às crianças que, além de contribuir para o seu bem-estar, criam oportunidades de aprendizagem, dando assim continuidade às aprendizagens realizadas na escolinha. 
Brincar é uma atividade natural e espontânea da criança. Ao brincar as crianças estão a aprender, por isso é importante que sejam proporcionadas experiências interessantes e desafiadoras em que a criança brinca umas vezes sozinha, outras em conjunto com a família ou com outras crianças (mediante a situação vivida em cada família). A imaginação e a criatividade devem ter muito espaço na brincadeira e, por isso, os adultos não se devem sobrepor, mas “entrar” na brincadeira da criança.
Semanalmente, iremos incluir várias sugestões de atividades de acordo com as faixas etárias de cada criança e com as competências a trabalhar em cada área de desenvolvimento (para aceder, basta clicar nos botão da Creche ou do Pré-escolar).  Incentive-a a realizar as atividades sempre até ao fim e quando terminar um jogo ou outra atividade, peça-lhe que arrume os materiais, para que no dia seguinte possa novamente brincar (esta arrumação deve ser feita de forma adequada à idade).
As propostas aqui apresentadas pretendem constituir-se como um recurso de apoio aos pais/encarregados de educação, não pretendendo substituir outras que queiram fazer com o/ seu/sua filho/a. 
É sempre importante, pedir a colaboração da criança nas rotinas diárias (ajudar a por a mesa, a arrumar a loiça, …), de acordo claro com a idade de cada criança.  Manter e cumprir o horário de acordar e de ir deitar à noite, bem como o horário das refeições é muito importante para a estabilidade da criança. É, também, muito importante o planeamento, em família, de cada dia, escutando as propostas da criança e articulando com as propostas do adulto. 
Continuaremos, sempre, por aqui...

bottom of page